

Planejamento Semana do Estudante
Filme - Sociedade dos Poetas Mortos
Ensino Fundamental Anos Finais ao Ensino Médio
Apresentação aos alunos: Por que assistir a este filme?
Olá, pessoal! Hoje vamos mergulhar em um filme muito especial e inspirador: Sociedade dos Poetas Mortos. Mais do que uma simples história de colégio, este filme nos convida apensar sobre nossa própria vida e a forma como a enxergamos. Preparem-se para conhecer um professor que desafia as regras, alunos que buscam a liberdade e a importância de encontrar a sua própria voz. Este filme nos ensina que a educação não é apenas decorar fatos e datas, mas sim aprender a viver, a pensar por si mesmo e a construir um futuro autêntico. Por meio desta história, vamos explorar temas como a importância da arte, a busca pela identidade, o valor da amizade e a coragem de ser quem somos, mesmo quando a sociedade tenta nos impor um caminho.
Habilidades da BNCC Alcançadas
As atividades propostas neste planejamento abordam várias competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco especial nas disciplinas de Língua Portuguesa(Literatura) e Projeto de Vida.
Competência Geral 1 (Conhecimento): Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética. (Ao utilizar a exibição do filme como ferramenta pedagógica).
Competência Geral 2 (Pensamento Científico, Crítico e Criativo): Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências para investigar e resolver problemas. (Ao analisar o filme e levantar questionamentos sobre o comportamento dos personagens e as problemáticas da sociedade).
Competência Geral 4 (Comunicação): Utilizar diferentes linguagens – verbal, visual, sonora e digital – para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. (Com as atividades de escrita, oralidade e artes).
Competência Geral 6 (Trabalho e Projeto de Vida): Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida. (Ao refletir sobre o tema central do filme e sobre o próprio futuro).
Competência Geral 8 (Autoconhecimento e Autocuidado): Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. (Nas atividades de roda de conversa e reflexão sobre a própria vida).
Atividades Propostas
1.Sistematização e Reflexão Individual:
Após a exibição do filme, os alunos deverão responder às seguintes perguntas por escrito:
1.Qual foi a frase ou o momento do filme que mais te impactou? Por quê?
2.O que significa "Carpe Diem" para você? Como você pode aplicar esse conceito na suavida hoje?
3.Assim como o professor Keating, qual foi o professor (ou adulto) que mais te inspirou apensar de forma diferente? Conte-nos um pouco sobre essa experiência.
2. Práticas de Desenvolvimento Socioemocional
Roda de Conversa: Forme um círculo com os alunos e incentive a discussão sobre as respostas da atividade anterior. O professor deve mediar a conversa, garantindo que todos tenham a oportunidade de falar e que o respeito mútuo seja a regra principal. Esta atividade visa desenvolver a empatia (ao ouvir as histórias dos colegas), a autoconsciência (ao refletir sobre as próprias experiências) e a comunicação (ao expressar suas ideias).
Oficina de Poesia: Em grupos, os alunos serão desafiados a escrever um poema sobre um dos temas do filme: liberdade, amizade, sonhos ou superação. O professor pode fornecer exemplos de poemas e incentivar o uso de metáforas e figuras de linguagem. O objetivo é que o aluno se expresse de forma criativa, sem o medo de ser julgado, tal como o professor Keating ensinava. Ao final, os grupos podem apresentar seus poemas em um sarau de poesia em sala de aula, celebrando a diversidade de ideias e a criatividade.
3. Vivências Lúdicas e Interdisciplinaridade "A Minha Sociedade dos Poetas":
Em uma atividade lúdica, peça para os alunos criarem um “clube secreto” (a Sociedade dos Poetas) e pensarem em um nome para o grupo, um lema e uma “regra” (semelhante à que os alunos do filme tinham). O professor deve ser o mediador e incentivar a colaboração e a criatividade.
Integração com outras disciplinas:
História: Pesquisar sobre o contexto social e educacional da época em que o filme se passa (anos 50 nos EUA).
Artes: Criar um mural ou uma pequena exposição com desenhos, pinturas ou colagens que representem o que o filme ensinou a eles.
Filosofia: Discutir o conceito de felicidade e o que significa "viver uma vida extraordinária". O objetivo final deste plano de aula é que os alunos não apenas assistam a um filme, masque a experiência se torne uma jornada de autoconhecimento, de valorização da educação como um motor de transformação e, principalmente, de empoderamento para que cada um se sinta capaz de seguir a sua própria voz.
Texto base
O Mundo do Filme: Conceitos, Problemas e Reflexões
Sociedade dos Poetas Mortos nos apresenta a um colégio muito tradicional, onde as regras são rígidas e os alunos são pressionados a seguir um caminho pré-determinado, focando no sucesso profissional e não na felicidade. É nesse ambiente que o professor de literatura John Keating chega e muda tudo. Em vez de seguir o livro didático, ele ensina seus alunos a amar a poesia, a questionar o mundo e a encontrar a beleza nas palavras. Seu lema, "Carpe Diem" (que significa "aproveite o dia"), se torna um convite para que os garotos não desperdicem suas vidas com o que os outros esperam deles, mas que tenham a coragem de seguir seus próprios sonhos. No filme, vemos a luta de cada aluno. Todd Anderson, por exemplo, é um garoto tímido que tem medo de falar e de se expressar. Keating o ajuda a encontrar a sua voz através da poesia, mostrando que cada pessoa tem algo único a dizer. Outro personagem, Neil Perry, sonha em ser ator, mas seu pai o proíbe e o força a seguir uma carreira "respeitável". O conflito de Neil é algo muito comum em nossa sociedade, onde muitas vezes a família ou os amigos nos pressionam a seguir caminhos que não são os nossos. O filme nos faz questionar: até que ponto devemos abrir mão de nossos sonhos para agradar os outros? O filme nos provoca a refletir sobre a importância de sermos críticos. Keating ensina que a poesia não está apenas nos livros, mas em tudo o que nos cerca. Ele mostra que a beleza da vida está nas pequenas coisas, na capacidade de ver o mundo com outros olhos. Essa é a essência do pensamento crítico: não aceitar as coisas como elas são, mas questionar, buscar novos pontos de vista e, acima de tudo, valorizar a nossa própria capacidade de criar e de sonhar. O filme nos lembra que, em um mundo de regras e pressões, o maior ato de coragem é ser você mesmo.
Após assistirmos o filme e lermos o resumo dos seus principais tópicos, responda às seguintes perguntas por escrito:
Qual foi a frase ou o momento do filme que mais te impactou? Por quê?
O que significa "Carpe Diem" para você? Como você pode aplicar esse conceito na sua vida hoje?
Assim como o professor Keating, qual foi o professor (ou adulto) que mais te inspirou apensar de forma diferente? Conte-nos um pouco sobre essa experiência.