

Planejamento Semana do Estudante
O Clube do Imperador
Ensino Fundamental Anos Finais ao Ensino Médio
Apresentação aos alunos: O que a história antiga pode nos ensinar hoje?
Olá, pessoal! Hoje vamos mergulhar em um filme que nos leva de volta aos tempos da Roma Antiga, mas que, na verdade, fala muito sobre o nosso presente. O Clube do Imperador nos convida a pensar sobre o que realmente importa na vida: a ambição ou o caráter? O sucesso a qualquer custo ou a honestidade? Vamos acompanhar a jornada deum professor de história antiga que tenta moldar o caráter de seus alunos através das lições dos grandes imperadores e filósofos. Por meio de sua história, vamos refletir sobre a importância de ser uma pessoa de valor, e não apenas de sucesso. O filme nos ensina que as escolhas que fazemos hoje, por menores que pareçam, moldam a pessoa que seremos amanhã.
Habilidades da BNCC Alcançadas
As atividades propostas neste planejamento abordam várias competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco especial nas disciplinas de Língua Portuguesa(Literatura), História e Projeto de Vida.
Competência Geral 1 (Conhecimento): Analisar criticamente a narrativa do filme e os conceitos históricos e filosóficos abordados.
Competência Geral 2 (Pensamento Científico, Crítico e Criativo): Exercitar a curiosidade intelectual, levantando hipóteses sobre o comportamento humano e as consequências de suas escolhas.
Competência Geral 4 (Comunicação): Utilizar a escrita e a oralidade para argumentar, debater e expressar ideias com clareza e respeito.
Competência Geral 6 (Trabalho e Projeto de Vida): Refletir sobre os próprios valores e escolhas, compreendendo como eles se relacionam com o projeto de vida e o exercício da cidadania.
Competência Geral 8 (Autoconhecimento e Autocuidado): Conhecer-se e apreciar-se, valorizando a ética pessoal e o caráter como pilares de uma vida plena e feliz. O objetivo final deste plano de aula é que os alunos, ao assistirem ao filme, compreendam que a verdadeira educação vai além do conhecimento e que as lições mais valiosas são aquelas que nos ensinam a ser pessoas melhores, com integridade e caráter.
Atividades Propostas
1. Sistematização e Reflexão Individual
Após a exibição do filme, os alunos deverão responder às seguintes perguntas por escrito:
1.Em sua opinião, o que é mais importante: ser uma pessoa de "sucesso" ou uma pessoa de "caráter"? Explique sua resposta com exemplos do filme.
2.Se você fosse o professor Hundert, você teria deixado Sedgewick vencer o concurso? Porquê?
3.Qual personagem do filme mais se parece com alguém que você conhece na vida real?Quais características vocês compartilham?
2. Práticas de Desenvolvimento Socioemocional
Debate em Grupo: Organize um debate com a turma sobre a seguinte questão: "O professor Hundert falhou em sua missão como educador?". Os alunos devem se dividirem grupos e defender seus argumentos. Essa atividade visa desenvolver a assertividade, o pensamento crítico, a comunicação e a empatia (ao tentar entender os diferentes pontos de vista).
"O Meu Código de Honra": Individualmente, os alunos devem criar um "código de honra" pessoal, listando 5 a 10 valores que eles consideram essenciais para a sua vida. O professor pode incentivar a escrita de um texto ou a criação de um cartaz visual para representar esses valores. O objetivo é promover a autoconsciência e a ética pessoal.
3. Vivências Lúdicas e Interdisciplinaridade
Integração com outras disciplinas:
História: Aprofundar o estudo sobre a Roma Antiga, a vida dos imperadores e o conceito de virtude para os romanos.
Filosofia: Discutir a ética aristotélica, o conceito de virtude e a busca pela felicidade.
Projeto de Vida: Refletir sobre como os valores pessoais se conectam com o projeto de vida de cada aluno. A ambição é positiva ou negativa?
Texto base
O Mundo do Filme: Lições de Caráter e Ambição
O filme se passa em uma prestigiosa escola preparatória para meninos. O professor William Hundert, que dedica sua vida a ensinar história antiga, acredita que o conhecimento dos grandes homens do passado pode ajudar a formar o caráter dos jovens. Ele ensina sobre virtude, honra e moralidade, e seus alunos, em geral, seguem seus ensinamentos. No entanto, a chegada de um novo aluno, o ambicioso Sedgewick Bell, vira a vidado professor e de toda a escola de cabeça para baixo. Sedgewick é inteligente, mas manipulador. Ele representa o tipo de pessoa que está disposta a trapacear para vencer, que busca o sucesso sem se importar com a forma como ele é conquistado.
Um dos pontos centrais do filme é o concurso "Júlio César", uma competição de conhecimento que o professor Hundert organiza. Ele acredita que o concurso incentivará o aprendizado, mas Sedgewick o vê apenas como um meio de se destacar. Durante o concurso, o professor percebe que Sedgewick está trapaceando, mas, por uma decisão equivocada, ele o permite vencer. Anos depois, já adultos, o professor Hundert reencontra seus ex-alunos, e a história de Sedgewick volta para assombrá-lo. O filme nos faz questionar: será que o caráter de uma pessoa pode realmente ser moldado, ou ele já está definido desde a juventude? E quais são as consequências de nossas escolhas, tanto para nós quanto para os outros?
O filme também nos provoca a refletir sobre a diferença entre ser um líder e um dominador. O professor Hundert tenta ser um líder, um guia que aponta o caminho certo para seus alunos. Já Sedgewick Bell tenta ser um dominador, que usa a manipulação e a mentira para controlar os outros e atingir seus objetivos. Essa é uma comparação que podemos fazer em nosso próprio cotidiano. Pense nas pessoas que você conhece: quem são as que inspiram e quem são as que tentam dominar? O filme nos ensina que a verdadeira liderança não se baseia em poder, mas sim em integridade, humildade e na capacidade de influenciar positivamente os outros.
O Clube do Imperador nos lembra que a educação não pode ser apenas sobre acumular conhecimento. Ela também deve ser sobre formar pessoas de valor. O professor Hundert, ao ver o fracasso moral de Sedgewick, se questiona se ele falhou em sua missão. O filme nos mostra que, embora um professor não tenha total controle sobre o que o aluno vai se tornar, ele tem a missão de semear a semente da integridade. A história de Hundert e Sedgewick nos faz refletir sobre a importância de sermos honestos conosco mesmos e com os outros, e que o caráter é um tesouro que vale mais do que qualquer vitória.
Após assistirmos o filme e lermos o resumo dos seus principais tópicos, responda às seguintes perguntas por escrito:
Em sua opinião, o que é mais importante: ser uma pessoa de "sucesso" ou uma pessoa de "caráter"? Explique sua resposta com exemplos do filme.
Se você fosse o professor Hundert, você teria deixado Sedgewick vencer o concurso? Porquê?
Qual personagem do filme mais se parece com alguém que você conhece na vida real? Quais características vocês compartilham?