Planejamento Semana do Estudante

A Corrente do Bem

Ensino Fundamental dos Anos Iniciais aos Anos Finais

Apresentação aos alunos: E se uma ideia pudesse mudar o mundo?

Olá, pessoal! Hoje vamos assistir a um filme que nos prova que uma única ideia, por mais simples que seja, tem o poder de transformar a vida de muitas pessoas. A Corrente do Bem é um filme que nos convida a sair da nossa zona de conforto e a questionar: o que podemos fazer para tornar o mundo um lugar melhor? A história nos apresenta a um professor de estudos sociais que propõe um desafio aos seus alunos: pensar em algo que possa mudar o mundo e colocá-lo em prática. Por meio dessa proposta, vamos refletir sobre o poder da empatia, da solidariedade e de como pequenas atitudes de bondade podem criar uma reação em cadeia. Preparem-se para se inspirar e ver o mundo com novos olhos!

Habilidades da BNCC Alcançadas

As atividades propostas neste planejamento estão alinhadas a várias competências gerais da BNCC, com destaque para a área de Projeto de Vida e a Formação Cidadã.

Competência Geral 1 (Conhecimento): Compreender o filme como uma forma de representação social, analisando os conceitos de solidariedade e empatia.

Competência Geral 2 (Pensamento Científico, Crítico e Criativo): Exercitar o pensamento crítico ao propor soluções para problemas sociais, como no projeto da "corrente dobem".

Competência Geral 4 (Comunicação): Utilizar a escrita e a oralidade para expressar ideias e sentimentos de forma clara, coesa e com respeito à diversidade de opiniões.

Competência Geral 6 (Trabalho e Projeto de Vida): Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, compreendendo como as escolhas de vida podem impactar a comunidade.

Competência Geral 8 (Autoconhecimento e Autocuidado): Conhecer-se e valorizar-se, reconhecendo a importância de suas ações e a sua capacidade de fazer a diferença no mundo.

O objetivo final deste plano de aula é que os alunos compreendam que o conhecimento não é apenas teórico, mas que deve ser usado para transformar a realidade. O filme "A Corrente do Bem" nos ensina que a educação é a ferramenta mais poderosa para formar cidadãos ativos e engajados, capazes de construir uma sociedade mais justa e solidária.

Atividades Propostas
1. Sistematização e Reflexão Individual

Após a exibição do filme, os alunos deverão responder às seguintes perguntas por escrito:

1.Qual foi o favor que mais te tocou no filme? Por quê?

2.Se você fosse o Trevor, para quem você faria os três favores? Explique a sua escolha.

3.Você acredita que a "corrente do bem" é possível na vida real? Quais são os desafios?

2. Práticas de Desenvolvimento Socioemocional
  • Projeto "Corrente do Bem": O professor pode propor um projeto prático e em grupo. Os alunos deverão planejar e executar três atos de bondade para a escola, para a comunidade ou para a família. Por exemplo: organizar uma arrecadação de alimentos, ajudar a limpar um espaço comum da escola ou fazer uma atividade para ajudar os idosos. O objetivo é que os alunos vivenciem, na prática, o que o filme ensinou, desenvolvendo o trabalho em equipe, a empatia e o engajamento cívico.

  • Diário de Gratidão: Os alunos serão incentivados a criar um diário simples, anotando,

    por uma semana, as coisas boas que receberam e as coisas boas que fizeram para os outros. Essa atividade visa promover a autoconsciência, a empatia e a gratidão.

3. Vivências Lúdicas e Interdisciplinaridade

Integração com outras disciplinas:

Língua Portuguesa: Analisar a estrutura da narrativa do filme, a construção dos personagens e o simbolismo da "corrente do bem".

Matemática: Calcular a progressão geométrica da corrente: se cada pessoa faz o bem para três outras, quantas pessoas seriam impactadas em 10, 20 ou 30 ciclos?

Educação socioemocional: Discutir o conceito de solidariedade, capital social e o papel do indivíduo na sociedade.

Texto base
O Mundo do Filme: Um projeto escolar que vira um movimento global

O filme começa com a chegada de um novo professor, Eugene Simonet, um homem marcado por cicatrizes emocionais. Ele dá aos seus alunos um trabalho de casa bastante incomum: pensar em uma maneira de melhorar o mundo e colocá-la em prática. O aluno Trevor McKinney, um garoto de11 anos, aceita o desafio de forma criativa. Ele tem a ideia de "passar adiante". A regra é simples: você faz um favor enorme para três pessoas, e em vez de pedir algo em troca, você pede para que cada uma dessas pessoas faça um favor enorme para outras três pessoas. Dessa forma, a bondade se espalha como uma corrente, alcançando cada vez mais pessoas.

A ideia de Trevor, inicialmente, encontra ceticismo. As pessoas duvidam que algo tão simples possa realmente funcionar. No entanto, o filme nos mostra que a corrente começa a se espalhar, de forma inesperada e muitas vezes invisível. Uma pessoa ajuda a outra, que ajuda a terceira, e a ideia de Trevor vai se espalhando. No filme, a jornalista que investiga a origem da "corrente do bem" fica surpresa ao descobrir que ela se originou de um projeto escolar.

A história nos faz pensar sobre como as pessoas tendem a duvidar do poder de ações simples, mas que, na verdade, são elas que podem criar as maiores mudanças. O filme também aborda temas difíceis, como o bullying, o alcoolismo e a violência doméstica. O projeto de Trevor não resolve todos esses problemas magicamente, mas ele age como um catalisador para a mudança. Ao praticar a bondade, as pessoas que fazem parte da corrente começam a ver o mundo de uma forma mais positiva e a ter mais esperança. O filme nos mostra que, embora a vida seja cheia de desafios, a solidariedade pode ser uma força poderosa para superá-los. Ele nos inspira a não nos fecharmos para os problemas do mundo, mas a agirmos deforma ativa para resolvê-los. A Corrente do Bem é um convite para sermos protagonistas das nossas próprias vidas.

O filme demonstra que não precisamos de superpoderes ou de muito dinheiro para fazer a diferença. O que realmente importa é a nossa atitude. O professor Simonet, ao propor o projeto, não apenas avalia o trabalho dos alunos, mas os inspira a se tornarem cidadãos mais conscientes e engajados. A história de Trevor nos faz refletir sobre o nosso papel na sociedade. Somos parte do problema ou parte da solução? A resposta, o filme nos mostra, está em nossas mãos e na nossa capacidade de fazer o bem.

Após assistirmos o filme e lermos o resumo dos seus principais tópicos, responda às seguintes perguntas por escrito:

  • Qual foi o favor que mais te tocou no filme? Por quê?

  • Se você fosse o Trevor, para quem você faria os três favores? Explique a sua escolha.

  • Você acredita que a "corrente do bem" é possível na vida real? Quais são os desafios?